Como cuidar de orquídeas – Dicas e segredos

Como Fazer em Casa

Nesse post vamos te mostrar como cuidar de orquídeas de uma forma simples. Veja como essas dicas podem te ajudar a cultivar suas meninas!

Orquídea Phalaenopsis

Já cultivo orquídeas há alguns anos. Não sou nenhum profissional, mas esse tempo e a busca por informações nesse sentido me fizeram entender e saber um pouco sobre como cuidar de orquídeas da forma correta.

Pensando em ajudar vocês nisto, fiz este tutorial com várias dicas legais para cuidar de orquídeas em casa. Aprenda e se você ainda tiver alguma dúvida nesse sentido, é só conversar com a gente pelos comentários.

Como cuidar de Orquídeas

Como cuidar de orquídeas

Não tem muito segredo para cuidar de orquídea, mas isto não quer dizer que não seja difícil. Pois a maioria das orquídeas gostam de sol, mas não é muito, é bem pouquinho.

Essas plantinhas são delicadas como bebês, ou seja, se você dá mais ou menos do que ela precisa, elas provavelmente vão perecer e você vai perder sua planta.

Iluminação

A maioria das orquídeas gostam de sombra. Elas gostam de uma boa iluminação solar, mas são muito sensíveis e se a luz do sol bater nelas diretamente pode causas queimaduras feias em suas folhas.

No entanto, se você proteger demais sua orquídea do sol, por exemplo, colocando em casa, elas também podem perecer pela falta de uma iluminação solar necessária para que ela se mantenha saudável.

Perceba que o mais difícil é encontrar um local em que as suas orquídeas não recebam a quantidade de luz ideal que elas precisam. E para crescerem saudáveis, elas de fato precisam ficar em um local com as condições plenas para o seu desenvolvimento.

Como cuidar de Orquídeas - Dicas e segredos

Substrato

As orquídeas epífitas, que são estas que na natureza ficam em troncos de árvores, são as que mais cultivamos aqui no Brasil. Provavelmente a sua orquídea é dessa espécie. Devido a isto, elas não devem ser plantadas na terra, mas em um substrato especial para simular o seu habitar natural.

É por isso que para cultivar as orquídeas geralmente utilizamos substratos como cascas de tronco de árvore pinus, chips ou fibras de coco, esfagno, brita, entre outras produtos naturais. Mas nunca usamos terra.

Adubo

A maioria dos substratos que utilizamos nas orquídeas não contém muitos nutrientes para que a planta se desenvolva. É por isso que a adubação é extremamente importante para o crescimento e florescimento das orquídeas.

Procure por adubos específicos para orquídeas em gardens, sementeiras e lojas especializadas. Você poderá encontrar adubos naturais, como torta de mamona e pó de osso, como também pode encontrar adubos sintéticos.

Na utilização de adubos naturais você pode colocar em maior quantidade e com mais frequência, como por exemplo, 1 vez por semana.

Já para utilizar os adubos químicos, é preciso seguir as orientações fornecidas pelo fabricante na embalagem do produto.

Como cultivar Orquídeas em casa

Rega

Como já explicamos em um tópico anterior sobre regas neste artigo, regue apenas as raízes de sua orquídea. As folhas não precisam ser regadas. Evite regá-las para que não acumule nenhuma poça pequena de água entre suas folhas e possa ocasionar o aparecimento de fungos na planta.

Pense sempre no seguinte, é melhor faltar água do que o contrário. Em outras palavras, o excesso de umidade nas raízes pode apodrecer as raízes. É por isso que é bastante importante não regar demais as suas orquídeas.

Vasos

Se você esquece muito de regar sua orquídea, prefira vasos de plástico. Mas se você é muito atenta e quer que sua planta cresça ainda mais saudável, pode optar por vasos de barro ou de cimento.

Os vasos de plástico retém mais umidade, já os vasos de barro e de cimento são o inverso. Ou seja, eles retém menos umidade. Isso porque estes materiais possuem micro furos e a água consegue passar lentamente por esses buraquinhos, secando o vaso com mais facilidade e rapidez.

Você também pode optar por cachepôs de outro material, como metal ou porcelana. Isso serve sobretudo para deixar a apresentação da planta ainda mais linda.

Como cuidar de Orquídeas

Neste caso, é preciso colocar a planta em um vaso de plástico e depois colocar o vaso cachepô sobrepondo e “vestindo” esse vaso de plástico com a orquídea.

Como cultivar Orquídeas

Floração

O natural da maioria das orquídeas é dar flores 1 vez ao ano. Mas isto pode variar bastante, já que se a planta não receber os nutrientes e micro nutrientes necessários para isto, pode não colocar as flores, o que acontece com muita frequeência.

Sempre que compramos uma orquídea florida, já pensamos que ela vai dar sempre flores lindas e exuberantes ao passar dos anos. Mas não é bem assim. Isso porque quando você comprou a orquídea, ela estava (possivelmente) sendo tratada por profissionais que sabem exatamente como cuidar e do ambiente necessário para que a planta cresça e floresça naturalmente.

As orquídeas, como já dissemos no início deste post, são como bebês. Elas precisam de uma atenção diária e cuidados que possam favorecer o seu desenvolvimento. Se a deixamos sem a atenção necessária, elas podem até viver, mas não brotaram as delicadas e exuberantes flores que tanto gostamos.

É por isso que é preciso um pouco de atenção diária para estas meninas. Adubo regularmente (sem exagerar), ambiente favorável e a rega sendo feita da forma correta. São detalhes que se forem deixados de lado vão favorecer a não brotação de novas flores em sua orquídea.

Como cultivar Orquídeas

Pragas, queimaduras e fungos

O excesso de umidade, entre outros fatores, também pode trazer pragas para as suas orquídeas. Para evitar isto, prefira sempre deixar suas orquídeas longes de outras plantas maiores que podem ser acometidas por pragas regularmente.

Para tratar pragas em sua orquídea, prefira sempre produtos naturais, como o óleo de neem. Mas é importante saber mesmo se a sua planta está acometida por uma praga ou está com queimaduras ou fungos.

Caso sejam manchas esbranquiçadas, possivelmente pode ser fungo. Mas se forem amarelas e a sua planta ficou exposta a algum sol forte, provavelmente as manchas são queimaduras.

Fungos são bem difíceis de tratar, mas você pode fazer o tratamento com água oxigenada. Pois recentemente foi descoberto que este produto químico tem propriedades antifúngicas. Ou seja, podem combater e sanar os seus problemas com fungos na orquídea.

Para fazer isto, adicione 4 colheres de sopa em 1 litro de água. Assim você poderá fazer uma solução para colocar em um borrifador e borrifar nas partes que as folhas da sua orquídea tem fungos.

Se forem poucas folhas, você também pode podar essas partes que estão prejudicadas. Inclusive, é ótimo para que o fungo não se propague para o restante da sua orquídea .

Já para tratar queimaduras é bem mais difícil. Mas para fazer isto, tire a planta imediatamente do lugar que ela recebeu um sol forte demais e deixe-a em um lugar meia sombra por algumas semanas para que ela se recupere naturalmente. Nesse período, tente adubá-la com adubos foliares não tão fortes – adubos naturais foliares são ótimos para isto – e monitore os resultados para salvar sua plantinha.

Como cultivar Orquídeas

Espero que essas dicas possam te ajudar a cuidar e cultivar as suas orquídeas. É muito incrível poder ter essas plantinhas lindas e fortes em nossa casa.

Imagens: unsplash.com www.freepik.com

Tu vai ser o primeiro

Comenta aí

Não vamos divulgar seu e-mail


*