Dicas simples de jardinagem para fazer com suas plantas

Como Fazer em Casa

Veja dicas simples de jardinagem para iniciantes que estão entrando nesse mundo mágico das plantas. Afinal, nossas plantinhas merecem ser muito bem cultivadas para que cresçam fortes e com cores vibrantes.

Aprenda como cuidar bem das suas plantas

O mais bacana é que as dicas de fato são bem simples de fazer e aplicar. Vivi minha infância na casa dos meus avôs e avós e eles adoravam as plantas.

Poxa, como eu queria que essa minha paixão por plantas tivesse aflorado lá atrás, para poder partilhar mais momentos legais com meus queridos vovôs.

O Danadão não é muito ligado em cultivar plantas, mas eu particularmente adoro. A Fabi, mulher dele, ela sim adora cultivar plantas. Inclusive ela é muito gente boa. E os dois se amam demais. São uns fofos! Vamos as dicas.

Dicas de jardinagem para fazer com suas plantas

Dicas simples de jardinagem para fazer com suas plantas

É muito bacana poder aprender mais sobre as plantas para poder cultivá-las da maneira correta. Veja agora como fazer isto com as dicas que preparei nesse post para vocês.

Qual a melhor hora de regar as plantas?

Essa é uma duvida muito comum entre os jardineiros de primeira viagem, mas a resposta é simples: regue suas plantas sempre que a terra ou o substrato estiver seco novamente.

Essa regrinha é bem abrangente e dá para fazer para a grande maioria das plantas que cultivamos por aqui. Inclusive, note que não há como dizer um determinado número de dias para que você espere até regar novamente suas plantinhas. Afinal, isto vai depender da estação e da região em que você está.

Como regar as plantas

Em regiões muito quentes em estações de verão, por exemplo, a rega das suas plantas deverão ser mais constantes, já em regiões frias no inverno essa quantidade de regas vai cair drasticamente.

Cabe a você sentir como vai se dar as regas em sua região e sempre antes de regar, colocar o dedo na terra ou no substrato para ver se o mesmo já está seco e precisa de uma nova rega.

Quando regar as plantas?

A hora do dia para regar as plantas também é importante. Isso porque se você regar as suas plantas em um horário muito quente, onde o sol está forte nos seus vasos ou canteiro, ao regar você poderá comprometer as raízes de suas plantas.

É por isso que os melhores horários para regar é bem de manhãzinha, por exemplo de 5h as 7h.

Outro horário legal é no final da tarde, quando o sol estiver se pondo. Assim você não corre o risco de prejudicar suas plantas devido a água ficar muito quente na terra e escaldar as raízes das suas plantinhas.

Como regar as plantas

E claro, de noite também é tranquilo para regar suas plantas. Apenas certifique-se que a terra de suas plantinhas já não estão úmidos o suficiente para que você adie essa rega para o dia posterior.

Como regar as plantas?

Cada planta tem um jeito de regar. Por exemplo, a maioria das plantas você pode regar normal, regando suas folhas e a terra, porém, há algumas exceções.

Por exemplo, suculentas não devem ter suas folhas molhadas na rega. Ah não ser que seja de maneira delicada, com um borrifador e ainda muito moderadamente. Cactos também não precisam ter suas folhas molhadas na rega.

Como regar as plantas suculentas

As Violetas nunca deverão receber água em suas folhas ou pétalas de suas flores. A rega numa planta dessa espécie deve ser feita única e exclusivamente na terra apenas. Ou seja, só as suas raízes que devem ser regadas.

Também não é recomendado que você regue as folhas de suas Orquídeas. Faça isto para evitar que alguma pocinha de água possa ficar acumulada por muito tempo numa parte da superfície da folha da planta.

Sendo assim, se vai regar uma orquídea, tente apenas regar suas raízes. Assim você evita que as folhas da sua orquídea possam ter algum tipo de fungo, o que pode comprometer de forma fatal a saúde de sua planta.

Essas são as plantas que você precisa ter mais cuidado na hora das regas. Mas na maioria das plantas não há muito problema. É só regar normalmente mesmo.

Como cuidar bem das suas plantas

Como retirar o cloro da água para as regas

Tem uma dica simples para retirar todo o cloro da água. Isso é bacana especialmente para regar plantas mais delicadas como suculentas, orquídeas ou outras mudinhas que você não quer perder de jeito nenhum.

Para retirar o cloro da água basta deixar uma garrafa ou um balde de água de molho de um dia para o outro. Se for com garrafa de água, faça com ela aberta, para que o cloro possa sair de um dia para o outro.

Super simples! Mas claro que você não pode esquecer a água por muitos dias no balde ou garrafa aberta, caso a localização que você se encontra tenha muitos focos do mosquito dengue. Fique atenta a isto!

Como cuidar bem das suas plantas

Água de chuva é ótima para as plantas

Nada melhor do que uma aguinha de chuva para as nossas plantinhas! Se você tem como guardar essa água da chuva ou se por acaso ficou algum potinho cheio por aí de água de chuva, despeje em suas plantas. Elas vão amar!

A água de chuva, além de não conter cloro, ainda possuem outros nutrientes que as plantas precisam. Lembre-se de regar apenas nos horários que indiquei. De manhãzinha, no final da tarde ou pela noite.

Como cuidar bem das suas plantas

Adubo foliar simples de fazer

Há uma forma simples e fácil de fazer um adubo foliar para deixar as suas plantas mais saudáveis e com folhas de cores mais vivas. Trata-se do adubo foliar com chá de casca de banana.

Para fazer, basta fazer um chá com a casca das banas que você tem e quando o chá esfriar, usar para borrifar nas folhas das suas plantinhas. Faça e confira o resultado. Elas vão ficar muito lindas e com o tempo vão ficando ainda mais fortes e saudáveis.

Dica para melhorar a coloração das suculentas

Vamos te mostrar um adubo foliar para você fazer e deixar as suas suculentas ainda mais lindas e coloridas. Trata-se de um adubo foliar com o Sal Amargo. Confira como fazer!

Suculenta linda - Echeveria

Primeiro compre em farmácias o Sal Amargo. Em seguida use-o para diluir meia colher de café do pó da substância em 1 litro de água. Agora misture essa composição até que o Sal Amargo se dilua completamente dentro do recipiente que você colocou.

E está pronto o seu adubo foliar. Agora é só aplicar 1 vez por semana e conferir o resultado daqui a algum tempo. Você também pode aplicar 1 vez a cada duas semanas, fica por sua conta.

Só não aplique esse adubo foliar enquanto o sol estiver quente. Espere o sol se pôr ou faça apenas no período da noite este procedimento de borrifar o adubo foliar nas folhas de suas suculentas.

Suculentas lindas

Fazendo o processo direitinho você vai ver que as suas suculentas ganharão novas cores. Mais vibrantes e lindas, você vai deixar suas suculentas ainda mais exuberantes. Faça o teste!

Aprenda como cuidar bem das suas plantas

Gostou das dicas de jardinagem? Ficou curioso para saber quem é o Danadão? Veja nesse post aqui. É meu paizão locutor, músico e escritor! O prazer de dividir este projeto com ele aqui nesse blog é imenso. Beijão!

Imagens: unsplash.com comoplantarecuidar.com.br www.dicaspraticas.com.br

Tu vai ser o primeiro

Comenta aí

Não vamos divulgar seu e-mail


*